"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

sábado, 27 de janeiro de 2018

SÓ DEUS VÊ DEPOIS DA CURVA.



A vida é uma estrada cheia de curvas, umas suaves, outras bem fechadas, umas previsíveis, outras abruptas, umas tranquilas, outras perigosas, e por mais estranho que pareça aos olhos dos perfeccionistas ou previsibilistas são essas curvas que fazem da vida uma aventura.

Nessa aventura de viver as curvas da vida só temos a capacidade de ver o que vem pela frente de forma limitada, e dependendo da curva, quase nada se pode ver. É nesses momentos que nos angustiamos, nos desesperamos, nos irritados, nos decepcionamos, com as curvas e com aqueles que seguem conosco nessa estrada viva da vida.

Nossos sentimentos de revolta por conta dessas limitações naturais também nos impedem de entender a máxima da existência: Deus é quem comanda tudo.

Quando ele nos impede de seguirmos em frente é porque sabe o que há depois da curva e está nos guardando de algo nefasto ou de algo que não poderíamos carregar, ou até mesmo nos dando um livramento, ou que sabe simplesmente nos proporcionando tranquilidade no viver.

Descansar n’Aquele que tanto nos ama, é acreditar na sabedoria d’Aquele que pode ver depois das curvas da vida.


Deus seja conosco.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

OS DESMEDIOCRISANTES INCOMODAM



Diz-se que os homens têm medo das mulheres inteligentes e competentes. A maioria sim. Mas não só mulheres inteligentes e competentes que metem medo, qualquer pessoa competente incomoda quem não tem capacidade para subir os degraus da vida profissional. Interessante, para não dizer hilário. Muitos sabotam o carro da existência por não terem a competência de dirigi-lo (...).

É bonito perceber que as pessoas competentes são completamente francas, abertas, até ingênuas em suas relações; vivem em um mundo tão acima da mediocridade que contam segredos, sonhos, objetivos, estão sempre à frente do seu tempo, não têm medo de dar suas opiniões, nem de pensarem, agirem e serem diferentes da grande maioria. O triste é saber que esses sempre são apunhalados pelas costas, traídos pelos “melhores amigos”, pelos “mais chegados”, por aqueles que os admiram; isso, somente por serem competentes e inteligentes, nada mais.

Lembro de um fato verídico, ocorrido nos anos 80, mais precisamente em 1987/88, em São Paulo, em um Ministério Evangélico. Prefiro não citar nomes para não constranger ninguém. Mas uma pessoa que fazia parte daquele Ministério de Artistas Evangélicos – pioneiro por sinal – foi gentilmente solicitada a “puxar o freio de mão”, pois fazia de tudo dentro daquele lugar, sua competência acabou incomodando alguns. Foi difícil para aquele rapaz entender e assimilar aquele pedido, pois em sua ingenuidade, achava que estava apenas contribuindo para o melhor desempenho da Obra de Deus, exercida por todos ali. Estranho mas é sempre assim, a história prova isso.

Peço a Deus, que nenhum desses gênios visionários do amanhã, competentes por natureza desistam de ser quem são desde o nascimento. Peço a Deus que tenham sempre coragem para continuarem sendo diferentes, desmediocrisantes, sonhadores e tenham sempre na ponta da língua: OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM E TORNEM-SE COMPETENTES.

Que venha 2018 com seus desafios.

Deus seja com todos.