"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

sábado, 19 de outubro de 2013

COMEÇANDO POR MIM...

Um dia uma pessoa me perguntou, qual o objetivo em postar alguns textos no Face? De bate-pronto disse que tinha a intenção de fazer a pessoas pensarem um pouco. Uma tentativa louvável eu diria. Já que 90% das pessoas que “curtem” os posts dos amigos de sua lista, nem leem o que estão “curtindo”. Mas vou continuar. Hoje tem mais um...

Ontem, fiquei pensando em como mudar o mundo. Impossível! Respondi a mim mesmo, de imediato. Depois refletindo sobre os ensinos Bíblicos e rabínicos, cheguei a algumas conclusões.

1. Não se pode mudar o mundo a partir dos outros. Por isso que tudo está como está, ou continua cada vez pior. Esse comportamento ou prática de mudar o mundo a partir dos outros é a efetivação trágica do: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Em sendo assim, tentar mudar o mundo a partir dos outros nunca irá funcionar por algumas razões:

a) Não acredita realmente que suas teses sobre “um mundo melhor” sejam verdadeiras e funcionem, já que não as pratica;

b) Precisa acreditar que suas teses sobre um “mundo melhor” são criveis. Não se pratica porque não se crê.

Desta forma, torna-se impossível termos um mundo “mais melhor de bom”. Nunca será possível mudar o mundo a partir dos outros.

2) É POSSÍVEL SIM, MUDAR O MUNDO. O meu mundo. O mundo em que vivo, o mundo no qual sou o “rei”, o mundo para e pelo qual existo. Posso mudar o meu mundo. Se isso acontece, sem ter de me preocupar com o mundo dos outros, com a vida dos outros, com os erros dos outros, com o que os outros fazem ou deixam de fazer para mim, passo a ver o mundo de dentro pra fora e vejo com mais nitidez como posso melhorar o mundo em que vivo. Ou seja, a mim mesmo.

Se a grande sociedade é formada por micro sociedades, se o grande mundo é formado por pequenos mundos, então fica muito mais fácil mudar o “grande” mundo. Se eu iniciar pelo meu “pequeno” mundo.

Existe uma parábola judaica que diz mais ou menos isso (acho até que já postei isso):

“Um rabino chegou em sua sinagoga e disse: ‘tenho três notícia para dar a vocês, uma boa, uma ruim e outra mais ou menos. Por qual delas vocês querem que eu inicie?’ Todos disseram: ‘pela ruim’. Então o rabino disse: ‘A notícia ruim é que nosso telhado está comprometido, pode cair e causar uma tragédia. O reparo vai custar muitos dinheiro’. Todos ficaram assustados e o burburinho se iniciou dentro da sinagoga. Mas o rabino continuou: ‘a notícia boa é que nós já dispomos dos recursos financeiros para o reparo do telhado’. Mais uma vez se ouviu dentro da congregação um burburinho, desta feita de alegria. Mas continuou o rabino: ‘A notícia mais ou menos é que esses recursos estão nos bolsos de vocês’”.

Ao fim do meu questionamento comigo, a resposta foi: “SIM, DÁ PRA MUDAR O MUNDO SE EU INICIAR POR MIM.”

Bom fim de semana a todos.

Aos amigos de Itacoatiara, interessados em conversar sobre a vida, amanhã às 19:30, na minha casa mais uma reunião da comunidade messiânica “Casa de Ensino”. Vocês são meus convidados.


Beijo grande a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário