"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CARÁTER LAPIDADO

“... e quando você conhecerem a verdade, ela vai lapidar o caráter de vocês.”
Tradução livre de João 8:32


Não adianta mais falar dos absurdos que os dias de hoje nos proporcionam. Falo do meio evangélico, do mundo dos “crentes” como somos comumente chamados. Todo dia tem uma leseira nova despontando no horizonte escandaloso das doutrinas religiosas.

Não tenho a capacidade de desenvolver um tema com a facilidade daqueles a quem admiro. A pouco, li um artigo do pastor Ricardo Gondim, que diz ter rompido com o movimento evangélico hodierno, para não dizer ordinário. Pessoalmente concordo com tudo. Não agüento mais também.

Sou pastor e atuo no meio dos batistas à quatro anos, fui ordenado no dia 13 de janeiro de 2008, porém já não agüento mais viver no “mercado”. Não suporto mais domingo após domingo perder tempo tentando desenraizar valores religiosos destrutivos da mente de minhas ovelhas - só porque "somos batistas", ou porque o apóstolo fulano de tal falou isso... As vezes penso em desistir, sair fora e cuidar só da minha família para ver se recupero o tempo perdido com meus quatro filhos.

No meio dessa angustia – e só Ele sabe o tamanho dela – foi que Deus me mostrou que estudar a língua hebraica me daria uma nova visão sobre as boas notícias, de que a paz com Deus foi estabelecida por meio da morte e ressurreição de seu filho, e que aceitar esse fato me salva da profunda irritação que Deus sente da espécie humana.

Buscando conhecer a verdade dos fatos, fui apresentado a um professor de Hebraico, que veio de São Paulo, para a cidade de Itacoatiara, interior do Amazonas, ou melhor, Região Metropolitana de Manaus, distante 360 quilômetros de carro, que me disse que EMET, lapida o caráter. Fui conferir, fui buscar, entrei de cabeça nos livros a estudar essa verdade.

AMET, traduzido ao pé da letra é VERDADE, SICERIDADE também é CONFIRMAR, VERIFICAR, COMPROVAR. Mas além de tudo isso, EMET é “FALAR DE COISAS POSSÍVEIS”. EMET, ou אמת é um acróstico com as iniciais dos livros de Jó – Yiov, Provérbios – Mishley e Salmos – Tehilim. Mas o que isso tem haver com “lapidar o caráter”? Tudo.

1. A tradução do nome Yiov - Jó, aponta para o sentido “de onde vem a opressão”. Se você desejar pode até aplicar um ponto de interrogação, como fez o personagem homônimo do épico. De onde vem a opressão? Jó descobriu que sua opressão vinha do próprio Deus, o opressor era o próprio libertador. Foi ele quem deu a ordem para o adversário – servo obediente, e ai dele que não seja – arrancar tudo que Jó possuía. Reconhecer essa verdade lapida nosso caráter sim, pois deixamos de por em Deus a culpa por nossa vontade de cometer pecados. O Diabo age no mundo, pois foi dado a ele o poder para tal, mas ele não pode sequer tocar em um fio de cabelo de um FILHO DE DEUS, e é isso que somos quando nascemos de novo com Cristo, - se é que somos salvos e acreditamos nisso ...!!! Essa é a EMET central do livro de Jó: DEUS É SOBERANÍSSIMO!

Quando vejo os animadores do picadeiro no qual o evangelho se tornou, gritando histéricos, feitos bichos loucos ou loucas, “eu te amarro, eu piso na tua cabeça, eu te ordeno, eu determino”, eu isso, eu aquilo, até sinto pena dos tais,. “... não sabem o que fazem...”. Não sabem e talvez nunca venham saber pois Deus cegou-lhes o entendimento e endureceu-lhes o coração. Parecem estar fadados ao inferno de suas próprias fantasias. Coitados!

2. O que foi traduzido como “Provérbios”, é na verdade “Conselhos que governam a vida, vindos de Deus”. Não preciso dizer muito. Basta seguir todos os conselhos contidos no livro que teremos uma vida governada pelo Senhor. Isso é EMET, isso é verdade, isso é possível.

3. Salmos são os louvores que somos OBRIGADOS A RENDER ao Senhor de toda a vida, ao Deus que nos aconselha, que cuida de nós. Como diz Paulo aos Efésios: “... para louvarmos a Deus, proporcionalmente a Sua glória”. Não temos a menor possibilidade de mensurar o tamanho da glória de Deus, para então mensurar o tamanho do nosso louvor a Ele. Mas não precisamos gastar tempo tentando mensura-LO, basta nos deleitarmos na recitação diária do livro dos Salmos que iremos ter uma tênue, mas poderosa visão de como É esse DEUS que nos ama. AMOR IMENSO, AMOR QUE MATA E RESSUSCITA, PORQUE AMA O QUE MATOU. E NELE, no morto JESUS, ELE, DEUS matou sua vontade de matar a todos nós que antes andávamos nas trevas da ignorância. Depois de matar essa vontade de matar, ressuscitou seu filho amado dos mortos e os mortos junto com ele, para que tenhamos vida e vida em abundância.

Não sou mais batista, faz tempo. Apenas estou pastoreando as ovelhas “batistas” que Deus me mandou pastorear. Não sou mais evangélico, tem poucas horas, pois entendi que os evangélicos se tornaram o novo mercado mundial. Não sou gospel, nunca fui e nunca serei. Termino lembrando que tudo isso é exatamente o que Jesus falou aos Fariseus hipócritas: O QUE FAZ MAL, O QUE CONTAMINA O HOMEM, É O QUE SAI DO CORAÇÃO – é onde estão as riquezas que pertencem a outro senhor, O QUE ENTRA PELA BOCA, NÃO FAZ MAL NENHUM, VAI PARA O ESTÔMAGO E VIRA BOSTA.

“O ovo frito, o caviar e o cozido, A buchada e o cabrito, O cinzento e o colorido, A ditadura e o oprimido, O prometido e o não cumprido, E o programa do partido. Tudo vira bosta.
 

O vinho branco, a cachaça, O chopp escuro, O herói e o dedo duro, O grafite lá no muro, Seu cartão e o seu seguro, Quem cobrou ou pagou juro, Meu passado e meu futuro. Tudo vira bosta.
 

Filé mignon, champignon, Dom Perignon, Salsichão, arroz, feijão, Mulçumano e Cristão, A Mercedes e o Fuscão, A patroa do patrão, Meu salário e meu tesão. Tudo vira bosta.
 

O pão-de-ló, brevidade da vovó, O fondue e o mocotó, Pavarotti e Xororó, Minha éguinha pocotó, Ninguém vai escapar do pó, Sua boca e seu loló. Tudo vira bosta.

A rabada, o tutú, o frango assado, O jiló e o quiabo, Prostituta e deputado, A virtude e o pecado, Esse governo e o passado, Vai você que eu tô cansado. Tudo vira bosta.


Um dia depois, Não me vire as costas, Salvemos nós dois. Tudo vira bosta.”
 

De: Moacir Franco e Rita Lee.

Pois é. Se tudo vira bosta, (...) a VERDADE LAPIDA NOSSO CARÁTER.
Pense nisso.

PS. O que eu sou? Sou Messiânico, pregador das boas notícias de paz. Não, não sou judeu, sou amazonense, manauara, messiânico.

Alexandre Rocha.
Itacoatiara, RMM - Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário