"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

sábado, 1 de fevereiro de 2014

UM 2014 ABENÇOADO. MESMO!

Na bênção sacerdotal, ou “Bênção Aarônica”, há o reconhecimento do que é realmente “abençoar”, ou ser “abençoado”. Em primeiro lugar, bênção tem haver com atenção. Quanto maior é atenção maior a bênção; isso porque não há benção para o que não é importante, se não há atenção, não há benção. Já quando damos atenção a alguém que chega a nós com seus problemas, seus queixumes, suas necessidades, nós a abençoamos pelo simples fato de prestar atenção dela e no que ela nos apresenta.

Aqui o dito da bênção:

“Que o Criador te abençoe com cuidados e te guarde;
Que o Criador te ilumine e te de Graça;
Que o Criador levante o rosto na tua direção e te traga paz.”
Números 6:24 a 26

No texto encontramos as três situações nas quais somos abençoados por Deus.

Quando Ele nos abençoa com Seus cuidados e nos guarda, está cuidando da nossa fisicalidade; do nosso sustento, de nossa saúde, do nosso corpo, das nossas coisas materiais;

Quando Ele nos abençoa com Sua luz e nos dá Graça, está cuidando de nosso intelecto; nossa mente, nosso entendimento, nosso discernimento, nossa capacidade de entender as coisas;

Quando Ele nos abençoa com Seu olhar atento, isso nos traz paz. Sabemos que estamos sendo “vigiados”, observados por Sua atenção. Essa sensação de ser observado por Deus é a emoção conhecida por nós como paz.

Mas em separadas essas “bênçãos” não é Bênção. A Bênção do Senhor sobre nossas vidas, só se materializa em nós quando as percebemos todas; cuidado físico, intelectual e emocional. Isso é Bênção de verdade.

Quando recebemos a Bênção de Deus, temos de abençoar, pois a Bênção é um utensílio, tem de ser usada para Abençoar outros que necessitem daquilo que possuímos, daquilo que temos, da mesma Bênção que recebemos. Se isso não ocorre nossa Bênção murcha e morre. Isso porque, o que dá vida a Bênção é reparti-la com quem precisa dela.

Reflita sobre isso, e tenha um ano realmente Novo.

Abençoado 2014 para você.


(Texto baseado no tema “Senso de bênção”, do livro “Fronteiras da Inteligência” do rabino Nilton Bonder)

Nenhum comentário:

Postar um comentário