"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

MORTE DA COERÊNCIA: DUAS FÁBULAS E UMA TÉCNICA

 

Em relação às questões referentes a Covid-19, tratamento precoce, vacina e tudo mais que envolve o atual momento vivido por todos, parece estarmos sofrendo os efeitos de duas fábulas e uma técnica de programação neuro linguística - PNL.
As fábulas as quais me refiro são O Travesseiro de Plumas e O Menino Pastor e o Lobo, e a técnica PNL é a da Aranha na Parede.
A fábula do Travesseiro de Plumas alude a impossibilidade de reverter os danos causados pela maledicência; já a do Menino Pastor e o Lobo, das consequências trágicas da mentira.
A técnica PNL da Aranha na Parede cuida de ensinar como desviar a atenção de alguém quando essa pessoa está prestes a descobrir uma verdade oculta.
Quantas maledicências (informações falsas) foram espalhadas sobre a doença C19 desde o início? Quantas mentiras foram ditas para causar pânico na população?
O quanto disso tudo foi politizado?
E por que você não consegue ver a verdade tão evidente? Por que não consegue ver tudo com lucidez? Por que você continue acreditando nas maledicências (informações falsas) e mentiras? É porque está sofrendo a influência da técnica PNL da Aranha na Parede.
Mas o que é isso?
A Aranha na Parede é a técnica PNL usada para distrair pessoas, provocando nelas um momentâneo e repentino aumento de adrenalina, devido à sensação de medo extremo ou ódio.
Essa técnica é usada quando o confronto devido ter-se descoberto
uma mentira ou informação falsa (maledicência) for inevitável. O "Mentiroso" ou "maledicente" aplica a técnica provocando medo extremo ou ódio em que lhe está confrontando.
Você tem medo de quê?
Você tem ódio de quem?
Penso que a explicação foi simples e fácil de entender. Pelo menos foi essa a intenção.
Como escapar dos efeitos disso tudo?
Particularmente vou pelo que acredito, a Bíblia:
"Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento, e bom senso aos jovens.
Se o sábio der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios.
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina."
Provérbios 1:1-7
E ainda:
"Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras e nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.
Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita, nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade."
Provérbios 4:20-27
No mais,
Shalom.

Alexandre Rocha
29 de janeiro de 2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário