"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A RESPOSTA: Definição de "erro".


ERRO - (ê). [Deverbal de errar.]

Sinônimo masculino - 1. Ato ou efeito de errar; 2. Juízo falso; desacerto, engano; 3. Incorreção, inexatidão; 4. Desvio de bom caminho; desregramento, falta; 5. E. Ling. Desvio em relação a variedade padrão de uma língua; 6. E. Ling. No aprendizado de língua estrangeira (q. v.) ou de segunda língua (q. v.), o uso sistemático de uma forma de modo diverso daquele que seria o de um falante nativo; 7. Fís. Qualquer medida da flutuação ou da incerteza associada a uma medição.

[Pl.: erros (ê). Cf. erro, do v. errar.]

Erro acidental. Estat. 1. Medida da flutuação dos resultados das medidas iteradas de uma grandeza realizada por um processo isento de vício.

Erro conjuntivo. E. Ling. 1. Erro que se presta a indicar a conexão entre diversas cópias, porque está presente em mais de uma e é de natureza tal que seria improvável que diferentes copistas pudessem nele incorrer independentemente.

Erro constante. Estat. 1. Erro sistemático.

Erro da excentricidade. Astr. 1. Erro sistemático existente nas graduações dos círculos astronômicos, por não serem coincidentes os centros do círculo e da sua graduação.

Erro de aproximação. Mat. 1. Módulo de diferença entre o limite de uma sucessão e o valor que se aceita para representá-lo.

Erro de arredondamento. Mat. 1. Erro que se comete num cálculo aproximado quando se efetua um arredondamento.

Erro de imprensa. Tip. 1. V. erro tipográfico.

Erro de primeira espécie. Estat. 1. Erro de tipo I.

Erro de revisão. Tip. 1. V. erro tipográfico.

Erro de segunda espécie. Estat. 1. Erro de tipo II.

Erro de tipo I. Estat. 1. No julgamento de uma hipótese estatística, erro que se comete ao rejeitar a hipótese sendo ela verdadeira; erro de primeira espécie.

Erro de tipo II. Estat. 1. No julgamento de uma hipótese estatística, erro que se comete ao aceitar a hipótese sendo ela falsa; erro de segunda espécie.

Erro médio. Estat. 1. Média dos valores absolutos de um conjunto de erros acidentais ou de um conjunto de estimativas de erros acidentais.

Erro padrão. Estat. 1. Desvio padrão de um conjunto de erros acidentais ou de um conjunto de estimativas de erros acidentais.

Erro relativo. Estat. 1. Cociente de uma estimativa do erro de uma medida pelo valor dessa medida ou por uma estimativa desse valor.

Erro separativo. E. Ling. 1. Erro que, presente numa cópia mas não em outra, permite reconhecê-las como independentes.

Erro sistemático. Estat. 1. O que decorre de um vício no processo de medida, não tendo, por isso, caráter aleatório; erro constante.

Erro tipográfico. Tip. 1. Engano cometido pelo tipógrafo, linotipista, etc., na composição do original; erro de imprensa, erro de revisão, gato. [Cf. piolho (3).]

Cair num erro. 1. Ser vítima de erro; 2. Ant. Verificar que errou.
Definido o que é um “erro”, prossigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário