"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

... CANSEIRA E ENFADO

Não é fácil estar na vida política. “...tudo é canseira e enfado...” já disse Salomão com muita propriedade. As vezes parece que estamos a mercê dos poderosos, dos que detém poder, por mínimo que seja. Isso é frustrante.

É frustrante, para não dizer humilhante, ficar pedindo que nos dêem o direito de termos direito... pedir o que é constitucionalmente nosso.

O velho e sábio Salomão dizia aos neófitos – iguais a mim:

“Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio, pois ficarias frustrado. Não sejas demasiadamente pecador em demasiadamente ímpio, pois isso te faria morrer antes do tempo...”

A mais pura verdade.

Deixo-me consolar pelo Salmo 10

“Por que Te manténs distante, ó Eterno? Por que Te ocultas em tempos tormentosos como estes? O perverso, em sua maldade, persegue os pobres e em suas armadilhas o aprisiona. O cobiçoso se vangloria de sua incontida ambição e o iníquo ousa blasfemar contra o Eterno. Em seu orgulho, diz o malévolo: "Ele não me julgará; Deus não existe" — este é o seu pensamento. Bem sucedidos parecem ser seus caminhos. De Teus julgamentos se distanciam. Seus inimigos ele despreza. Ele pensa em seu coração: "Nada me fará tropeçar; em nenhuma geração enfrentarei a adversidade." Sua boca está repleta de promessas, fraudes e malícia, e sob sua língua há discórdia e iniqüidade. Junto às aldeias se põe à espreita, e ocultamente mata o inocente; seus olhos espionam o oprimido. Como um leão em sua cova, atocaia o pobre para em suas redes o capturar. Se abaixa, rasteja, e sob seu poder, caem os indefesos. Diz seu coração: "Deus esqueceu; Ele escondeu sua face e nada pode ver." Ergue-Te, Eterno! Estende Tua mão e não esqueças os desamparados, ó Deus. Por que o perverso Te insulta e diz em seu coração: "Não há de punir"? Mas Tu vês. Observas a labuta fatigante e a amargura desesperançada e estendes Tua mão confortadora. Em Ti se apóia o oprimido e ao órfão trazes auxílio. Esmaga o braço do perverso e questiona a maldade do pecador, para que desapareça. O Eterno reina e reinará para todo o sempre, enquanto exterminados foram os povos que contra Ele se rebelaram. Dá ouvido ao clamor dos oprimidos, ó Eterno, dá firmeza a seu coração e ouve-os, para que vingados sejam o órfão e o desamparado, para que não mais possam os homens da terra se tornar tiranos.”

AL MELEQUE NEEMAN – DEUS REI FIEL.


AMEN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário