"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

AMIGOS EXCLUÍDOS DA IGREJA



Na reunião de domingo, dia 9 de fevereiro, fui notificado que duas pessoas que têm estudado a Bíblia, comigo, na “Casa de Ensino”, foram excluídas da congregação da qual faziam parte. Uma notícia triste, mas esperada. No momento em que fui informado, “não dei muita bola” porque estava envolvido com o que pretendia ensinar e aprender com o evangelho de Marcos. Agora, depois que “a ficha caiu”, não me sinto bem com o ocorrido. Não me sinto bem, por alguns motivos, um deles é que a congregação que expulsou, excluiu essas pessoas que estudam comigo, é uma congregação que pastoreei durante quase cinco anos. Passei o tempo todo falando de Graça, Misericórdia, Perdão (...), mas parece que não aprenderam nada. Que pena.

Segundo informações, as pessoas foram excluídas por não quererem ter compromisso com a congregação, não desejarem se envolver com os trabalhos congregacionais (...), e por que estavam fazendo estudos na Beit-Alef. “Estudar a Bíblia fora da igreja não é correto”, teria dito alguém por lá. (...). Santo Deus, quanta ignorância, quanta raiva, quanta blasfêmia.

Essa é a verdadeira face da maioria das congregações protestantes. Necessitam controlar as pessoas, mandar em suas vontades, mantê-las sob o julgo de uma lei humana, obtusa e demoníaca (...). Para não cometer pecado contra esses tais, fico por aqui. Saibam que estão nas minhas preces. Peço a Deus que tenha misericórdia de vocês. Deixo um trecho bíblico para sua reflexão.

“Não muitos de vocês deveriam se tornar mestres, meus irmãos, pelo fato de saberem que seremos julgados com maior severidade. Porque todos nós tropeçamos de muitas maneiras: se alguém não tropeça no que diz, é um homem maduro e capaz de tomar as rédeas de todo o seu corpo. Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o corpo todo do animal. Pensem também em um navio: embora seja tão grande e impelido por fortes ventos, o piloto o dirige na direção que quiser mediante um leme pequeno. Da mesma forma, a língua é uma pequena parte do corpo, mas se gloria de grandes coisas. Vejam que um fogo pequeno é capaz de queimar uma floresta. Sim, a língua é um fogo, um mundo de iniqüidade. Ela está alojada entre os membros do nosso corpo e o contamina por inteiro, incendiando todo o curso de nossa vida; seu fogo é alimentado pelo inferno. Os seres humanos dominaram e continuam domesticando todas as espécies de animais, aves, répteis e criaturas do mar; entretanto, ninguém consegue domar a língua — ela é incontrolável e maligna, cheia de veneno mortal. Com ela bendizemos ADONAI, o Pai, e com ela amaldiçoamos as pessoas, criadas à imagem de Deus. Da mesma boca, procedem bênção e maldição! Irmãos, não é correto que as coisas sejam dessa forma. De uma fonte não pode sair água doce e água amarga, pode? E a figueira pode produzir azeitonas, meus irmãos? Ou a videira, figos? Tampouco uma fonte de água salgada produzirá água doce. Quem entre vocês é sábio e tem entendimento? Que o demonstre mediante sua boa conduta, por ações praticadas com a humildade procedente da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem ataquem a verdade com mentiras. Essa sabedoria não é do tipo que procede do alto; ao contrário, é terrena; não-espiritual, demoníaca. Porque onde existem inveja e ambição egoísta, há discórdia e toda espécie de práticas indecentes. Mas a sabedoria do alto é, antes de tudo, pura; depois, pacífica, dócil, racional, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. Os pacificadores que plantam a semente da paz juntarão uma colheita de justiça.”Tiago capítulo 3.


Deus lhes ilumine o entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário