"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

quarta-feira, 18 de junho de 2014

AMAR O “PRÓXIMO” BONZINHO É FÁCIL...

É realmente desconcertante quando nos deparamos com as verdades simples de uma vida espiritual autêntica. Como pastor, vejo que muitos de meus amigos de ministério, parecem fazer vista grossa aos ensinos simples de Jesus, preferindo o rebuscado teológico, como se desejassem fugir da simplicidade do ensino do Mestre. Quando nós pastores negamos tal simplicidade, passamos a ensinar as dificuldades, que geram uma impossibilidade de vida.

Itacoatiara foi abalada com a notícia de que uma adolescente, ou mocinha – não sei a idade dela –, abandonou seu bebê, recém-nascido, em um terreno. Descoberto o bebê foi salvo e com o trabalho de investigação da polícia, a mãe que abandonou a criança foi encontrada e está presa. Até ai, “tudo bem”. Porém o que me chocou – honestamente falando – foi ler postagens de pessoas que se identificam como cristãs, evangélicas ou católicas, tratando tal moça como um verdadeiro monstro.

Não estou defendendo a moça que abandonou seu filho recém-nascido, estou chamando a atenção para o comportamento não natural daqueles que se dizem “filhos de Deus”. Será que se esses acusadores, pudessem por 60 segundos, um minuto, se verem como Deus os vê, sem máscaras, sem cenas, sem escamas (...), será que se perdoariam pelo que fazem, pensam, dizem? Não sei. Julgar os outros é muito fácil. Eu não abandonaria um filho recém-nascido, mas na minha juventude impedi que eles viessem a nascer (...), nunca ninguém descobriu – porque nunca contei (...) até agora, em parte. (...). Meu divórcio deixou meus filhos sem pai, muito cedo (...). Mas não fui preso por isso. Então, eu, pastor, servo de Deus, conhecedor da verdade que liberta, um ser sedento pelas revelações Divinas, não tenho capacidade nenhuma, moral nenhuma de condenar essa moça, mais do que ela mesma se condenou, quando abandonou o filho de suas entranhas.

A foto dela, com o número de seu celular estão sendo expostos nas redes sociais, como se fossem um troféu. Quanta covardia, quanta falta de misericórdia. É o que penso. Antes de julgarmos, de agirmos como juízes de nossos semelhantes, devemos pensar no sentimento desses. Mesmo que pareçam monstros, muitas vezes são vítimas. Não pensem que sou um doce de pessoa, não sou, eu mataria qualquer um para defender minha família, meus filhos, meus pais. Sem sombra de dúvida eu defendo os meus com minha vida. Precisamos pensar na hora de execrar alguém pela internet.

Quantos dos cristãos que estão revoltados com o que essa menina fez, teriam a coragem de seguir o simples conselho de Jesus, exercerem a misericórdia para com essa menina que, penso eu, num momento de desespero abandonou o “objeto” de sua angústia? Quantos dos que se dizem cristãos seriam capazes de ir visitar essa menina na cadeia para tentar minimizar o sofrimento dela?

Permitam-me lembra-los o que Jesus disse:
"E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." Mateus 25:31 a 46.

Se você se diz cristão, pare de veicular a foto dessa pobre garota, respeitem tudo que a envolve. Ponham-se no lugar dela. Pelo menos tentem.

É mais fácil ser religioso que ser Filho de Deus.


Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário