"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

segunda-feira, 30 de junho de 2014

HOMENAGEM AO MESTRE E AMIGO PAULO ABREU

No meio da década de 80, fui estudar teologia em Mogi das Cruzes, hoje região metropolitana de São Paulo. Lá, em um internato teológico, conheci muita gente boa e outras mais ou menos. O ensino teológico era igual – como sempre é. Porém o ETERNO me presenteou com a mentoria de um sujeito que se tornou especial naquela época e depois.

Quando cheguei, uma semana antes do início das aulas, acabei participando como ouvinte, das aulas de mestrado e em conversas com os já pastores, passei a ser observado por esse amigo que me incentivou a ter coragem naquilo que eu cria.

Além de trabalhar na administração do seminário, ele também era professor de grego, psicologia pastoral, epístolas pastorais e livro de hebreus. Na primeira aula que tive com Paulo Abreu ouvi: “não quero que vocês aceitem, quero que vocês entendam”. Pronto meu cabeção explodiu. Eu só precisava entender as coisas, não tinha mais que aceitar nada.

O tempo passou e eu não voltei mais ao seminário. Desisti de ser pastor. Por diversas questões que estão presas ao passado, desisti mesmo. Porém nunca deixei de por em prática o que aprendi naquela primeira aula de grego, com Paulo Abreu.

Anteontem, quase 30 anos depois, com a ajuda da internet, reencontrei esse grande amigo. Muito tempo passou e DEUS, fez o que quis comigo. Como diz Jó, nenhum de Seus planos pode ser frustrado. O que ELE determina para a vida de suas criaturas se cumprirá e ponto. Agora sou teólogo formado, pastor ordenado, ser humano pecador inconteste e perdoado sempre em nome de Jesus. Minha forma de ver a vida, de compreender as coisas de Deus são todas pautadas naquela primeira aula com Paulo Abreu. No meu ensino, na “Casa de Ensino”, sempre repito a frase desse mestre sem igual para mim.

Concluo esse texto de agradecimento ao amigo Paulo Abreu, dizendo que aprendi direitinho sua mais importante aula de teologia. Entendi tudinho.

Obrigado, amigo.
Deus lhe abençoe imensamente.

Conte comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário