"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

domingo, 21 de dezembro de 2014

ESTÁ CLARO OU VOU TER DE DESENHAR?



Das duas uma, ou não ficou clara a última declaração que fiz quanto à minha liberdade de escolher meus amigos e defender seres humanos, ou quem ainda insiste em tentar me tolher esse direito não leu o dito. Então tornarei a repetir – didaticamente – para que todos que estão em minha lista de amigos, e os que vez por outra entram para dar uma espiadinha nas coisas que posto na minha linha do tempo, entendam.

Primeiro: Sou completamente livre para escolher quem eu desejar ter/fazer como amigo, não importando opção sexual, gênero, credo religioso, etnia, cor de pele, biótipo físico, status social, militância política;

Segundo: Da mesma forma não incrimino, dis-crimino ou re-crimino ninguém, que tenha coragem de ter/fazer amigos, não importando opção sexual, gênero, credo religioso, etnia, cor de pele, biótipo físico, status social, militância política;

Terceiro: Sou totalmente responsável por meus atos, falas – incluam-se meus escritos – e por meu silêncio;

Quarto: Não admito qualquer retaliação por minhas escolhas pessoais.

Quinto: Exijo respeito pelas escolhas que faço principalmente as políticas e religiosas. Cabe a mim, tão somente, concordar ou discordar – respeitosamente – de qualquer comportamento e/ou discurso de ENTE político/público, seja PARTIDO, GOVERNO ou AUTORIDADE;

Sexto: Reconheço claramente a diferença entre uma “PESSOA” e um “ENTE”. Reporto-me às PESSOAS com respeito, aceitando suas escolhas e posições, porque assim desejo que sejam comigo; Quanto aos ENTES, reservo-me o direito constitucional de criticá-los, reprova-los ou aprova-los se assim resolver;

Sétimo: TODO ENTE PÚBLICO MERECE SER JULGADO POR SEUS ATOS, SEJAM ESSES ATOS IGNÓBEIS OU LOUVÁVEIS. SE IGNÓBEIS DEVEM SER CONDENADOS, SE LOUVAVEIS DEVEM SER CONTEMPLADOS.

Oitavo: PESSOAS, para mim – e para Lei, são inocentes até que se prove o contrário; ENTES – públicos – sempre serão avaliados por mim; CRITICADOS quando necessário – ESSE DIREITO É MEU E NÃO ADMITO AMEAÇAS POR CRITICAR ATOS DE GESTÃO DE QUALQUER ENTIDADE.

Nono: SOU LIVRE PARA: PENSAR E FAZER. Arco com as CONSEQUÊNCIAS LEGAIS disso.

Finalizo, por hora essa prosa:

Dez: Se um amigo meu, coberto pelo manto de ENTE público, cometer ato de corrupção, improbidade administrativa, peculato, ou outro ato contra o bem público, quero e exijo que seja PUNIDO enquanto ENTE público, com todas as penas cabíveis. Mas, enquanto PESSOA, sempre será meu amigo, e trabalharei para ajudar na recuperação de sua autoestima e falha de caráter, pois é meu amigo.

***

P.S. (pós-escrito): SER AMIGO NÃO É CEGAR-SE AOS ATOS CRIMINOSOS DAQUELE QUE ESCOLHEMOS COMO AMIGOS; SER AMIGO É RECONHECER AS FALHAS DESSES AMIGOS E INCONDICIONALMENTE ALERTÁ-LOS QUE SEUS ATOS SÃO FALHOS. MAS NUNCA ABANDONÁ-LOS, NEM TAMPOUCO “PAGAR O PATO” POR ELES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário