"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

domingo, 12 de abril de 2015

NÃO ORE MAIS!
(reflexões sob um por de sol)



Dever favores é pior que dever dinheiro, diz o ditado. Acertado esse ditado.

Tenho visto muita gente de coração bondoso, de alma generosa, viver de forma amarga e miserável – quase que desgraçada – porque está presa aos favores recebidos de alguém de alma negra e vida torpe. Tenho muitos amigos queridos que teimam em dobrar seus joelhos por pessoas às quais o ETERNO não quer mais ouvir falar; tal insistência em ficar pedindo, intercedendo irrita ao SENHOR das glórias (...), “pagam o pato” por essa teimosia (...).

Muitos religiosos de alma caridosa confundem Misericórdia Divina com complacência humana. Esses desconhecedores das Palavras do ETERNO, acham que o DEUS todo poderoso é bonzinho e que sempre vai perdoar os malfeitos de homens cruéis que se intitulam e se empoleiram no alto de seu – insignificante – poderio humano. Digo que desconhecem, pois só buscam na Bíblia o consolo, mas não buscam a verdade; parece nunca leram o fatídico livro de Jeremias, que diz no verso 14 do capítulo 11:

“Tu, pois, não ores por este povo, nem levante por ele clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal.”

Nem ouvem os conselhos do velho e sábio apóstolo João, quando de sua prisão diz aos seus leitores:

“Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.” (I João 5:16)

...meus inocentes e descuidados irmãos de alma bondosa continuam orando, dobrando joelhos, insistindo, intercedendo por pessoas – por credores de favor – que pecaram para a morte; desobedecendo a ordem bíblica de: não ore....

***

Mas você poderia tentar me confrontar com o texto do – também – apóstolo e profeta Paulo, que diz tão enfaticamente ao seu aluno e filho adotivo Timóteo:

“...antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,” I Timóteo 2:1 a 3.

A diferença entre as ordens bíblicas de orar e não orar, repousa no objeto, no alvo da prece – ou da não prece. Tudo para mim é claro:

1) Devo sim, SEMPRE orar por todos, MENOS POR AQUELES QUE COMETEM PECADOSDESVIOS DE CONDUTAQUE ELLIMINAM A POSSIBILIDADE DE VIVER DE OUTRAS PESSOAS; como alertam os apóstolos Paulo e João;

2) Minha prece NUNCA PODE SER POR PAGAMENTO DE FAVORES que esse, por quem eu intercedo, tenha me feito (empregos, ajuda financeira, outros benefícios particulares). Se eu agir desta forma, comprovarei aos céus minha incapacidade e incompetência para ser tempero das relações entre “céus” e “terra”. Não posso nunca pagar favores humanos com moeda Divina – até porque o ETERNO não recebe ordens de quem quer que seja;

3) Como filho de DEUS, servo DELE, não posso deixar de ver as realidades sociais e políticas do lugar em que vivo; e caso os “...homens; (...) reis, e (...) todos (...) que estão em eminência...” estejam fazendo o povo sofrer, é meu dever – tendo recebido, destes, favores ou não – anunciar profeticamente seus desvios de conduta, a punição por eles e entregar-lhes ao DEUS de toda a terra, para que sejam punidos pelo Todo Poderoso (I Coríntios 5:5).

***

Sou um agente político, trabalho com política a muitos anos, e passei uma semana angustiada, “revendo filmes” de golpes (...); tenho dormido e acordado aflito com as ações dos homens maus (...); ontem dormi aflito. HOJE ACORDEI TRANQUILO COM A CERTEZA DE QUE O JUSTO JUIZ NUNCA PERDEU O CONTROLE DA HISTÓRIA.

(...)

Bom domingo a todos;
Uma semana abençoada.

***

Entre em contado com o Ministério Casa de Ensino pelo e-mail: casadensino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário