"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

domingo, 16 de outubro de 2016

JESUS: O SALVADOR DA HUMANIDADE.

O título desse artigo até pode parecer clichê, mas não é; Apenas não sabemos ler.

O desconhecimento do termo “humanidade”, palavra latina que significa “qualidade de humano”, revela o quanto desconhecemos (...) a missão do Messias. A crise sócio-religiosa pela qual passam as sociedades do mundo mostra, em meu ver, exatamente isso: NÃO SABEMOS O QUE JESUS SALVA.

Durante muitos anos ouvi a prédica rotineira e exaustivamente repetida – enfadonha – que Jesus viera salvar o homem – definição genérica – dos seus pecados – definição ainda mais genérica e vazia (...). Passei muito tempo tentando entender tal afirmação teológico-religiosa mas não consegui; frequentei seminários e faculdades de teologia buscando esse entendimento mas não encontrei na academia (...). Quando meu DEUS me tornou pastor e por meio da Igreja Batista Emanuel em Itacoatiara me ordenou ao Ministério do Ensino, disse a ELE, em mim, que não ensinaria outra coisa que não fosse sobre a Salvação em Jesus.
(...).
Hoje, depois de quase 10 anos daquele momento – ordenação ao Ministério do Ensino – começo a entender o que realmente é SALVAÇÃO e o que realmente JESUS SALVA.

Olhando pra trás, observo que mesmo sem saber, minha família sempre praticou a Verdadeira Salvação, aprendemos isso com nossos mestres primordiais – Pastor Antunes de Oliveira e sua esposa Betty Antunes de Oliveira, ambos de saudosa memória. Percebo que a falta de conhecimento dos Segredos Bíblicos – originais – dificultou em muito a descoberta do fato de SEMPRE TERMOS PRATICAMOS A SALVAÇÃO. Posso claramente ver essa Salvação sendo posta em prática nas atitudes de meus parentes (...), e da saudosa Mamãe Ruth; percebo também como tantas pessoas, de alguma forma, foram contagiadas – salvas – por suas práticas salvadoras (...).
(...)
Mas então, você me pergunta, O QUE É SALVAÇÃO afinal?
(...)
Eu respondo; Hoje posso afirmar com absoluta certeza, que JESUS VEIO SALVAR NOSSA HUMANIDADE; não a “humanidade” como coisa genérica, ou como espécie, mas sim como nossa QUALIDADE DE SER (...). E isso é tão claro e simples que não impressiona; JESUS É O SALVADOR DAS NOSSAS QUALIDADES HUMANAS. simples demais para não entendermos?
(...)
Olhe para o Messias Jesus, perceba nele sua extrema humanidade, seu extremo cuidado pelo semelhante. Veja como sua preocupação com o social provoca atitudes totalmente humanas, que vão de providenciar em uma festa de casamento a bebida que havia acabado (João 2:1-11), até perdoar – dar uma segunda chance sem cobrar resultados efetivos – um marginal, quando ambos estavam morrendo (Lucas 23:40-45); tais atos de extrema humanidade envolvem – ao longo de sua vida – curar enfermos, perdoar enganadores, evitar mortes e até ressuscitar mortos. Vejo nesses atos miraculosos, não somente a ação de um possível poder Divino que porventura agisse nele, mas sobretudo a ação do PODER DA HUMANIDADE que remoía suas entranhas diante das desigualdades sociais (...) e das impossibilidades dos menos favorecidos, movendo-o para solucionar aquela dor alheia – puramente humana.

Acredito totalmente que a Divindade inicial de Jesus era oriunda de sua profunda e total humanidade E É ISSO QUE ELE QUER SALVAR EM NÓS, NOSSA HUMANIDADE.
(...)
Já perdi a esperança que as instituições religiosas se envolvam, completamente desprovidas de algum tipo de interesse político-financeiro em ações verdadeiramente humanitárias; minha esperança está em seres humanos que se incomodam com a fome do outro, com o pé no chão do semelhante, com a miséria e com a desgraça alheias; Minha esperança, hoje repousa na dor que invade o coração de quem olha e não enxerga diferença em ninguém – somos todos iguais e por isso precisamos dos mesmos cuidados (...). Não podemos salvar a todos – nem todos estudaram ou querem estudar para poderem ter uma profissão digna, nem todos conseguirão escapar das drogas ou da prostituição, nem todas as crianças escaparão da violência sexual (...); Mas salvaremos todas as pessoas que acreditarem que JESUS é o SALVADOR da HUMANIDADE.

SALVAREMOS DIZENDO “ESTOU AQUI”, “VOCÊ EXISTE PRA MIM”, “EU PRESTO ATENÇÃO EM VOCÊ”, “COMO POSSO AJUDAR?” (...).

É ASSIM QUE AGE A IGREJA DE JESUS; É ASSIM QUE É SUA AGÊNCIA DE SALVAÇÃO DA HUMANIDADE - Nossa Humanidade.

***
QUANTO MAIS DA HUMANIDADE SALVAMOS EM NÓS, MAIS HUMANOS FICAMOS; QUANTO MAIS HUMANOS NOS TORNARMOS, MAIS PODEREMOS SALVAR NOSSA HUMANIDADE NOS OUTRO.

Salve sua humanidade em outra pessoa e deixe-a salvar a humanidade dela em você.

Boa semana.

Deus seja conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário