"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

domingo, 12 de março de 2017

MULHERES: SERES HUMANOS, FEITAS DE OSSO.

Foto: Anatolia Vertadella, mulher italiana de 101 anos, deu á luz um bebe. "Estou muito grata com toda a equipa de médicos que decidiram continuar com a operação”, ela admitiu em lágrimas. “Estou muito grata por ter dado à luz o meu 17ªfilho. Esta é uma verdadeira bênção e um testamento ao poder do criador".

Para a mulher se tornar igual ao homem ela tem antes que se tornar inferior.


No texto bíblico do Gênesis, há o relato que cita a criação da humanidade promovida pelo Ser Divino, com base em Si mesmo (Gênesis 1:26 e 27), em minha opinião, um dos textos mais reveladores sobre a natureza dos seres humanos. Outros textos não menos reveladores chamam a atenção do leitor atento quanto ao tema; o primeiro revela que a matéria prima usada para a formação da humanidade foi o humo e não a areia ou terra como se entende. O “pó da terra” referido no texto sagrado é o humo – uma argila gosmenta e orgânica, a matéria morta mas que torna a viver na existência de outros seres vivos, espécies da flora e da fauna. A forma mais primitiva da vida eterna;

“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7

Outro texto que revela a competência do Ente Criador mostra Sua percepção do estado de solidão intrínseco da humanidade. A espécie humana quando ensimesmada torna-se brutalmente egoísta, autossuficiente e mortalmente solitária. Para resolver esse grave problema, o Supremo Criador separou o ser humano de si mesmo, arrancou-o dele mesmo, tirou-o de si mesmo. Diz o texto:

“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Gênesis 2:18

O que antes fora feito “homem e mulher”, passaria a ser apenas “homem” e apenas “mulher”.

A odisseia Divina continua com a narrativa dessa cirurgia “psico-físico-afetiva”; até aquele momento o texto sugeria que a mulher e o homem estavam juntos em um só ser (1:27), mas profundamente solitários em si mesmos; juntos no mesmo corpo sem pertencerem um ao outro, juntos no mesmo corpo, sem tocarem um no outro, juntos no mesmo corpo, precisando um do outro mas sem se possuírem. Mas a Sabedoria Celeste em um ato Divinamente cirúrgico tirou “do homem “a “sua mulher”; deixou-a fora dele para que nos momentos de solidão “psico-físico-afetiva” eles se reencontrassem e se entranhassem novamente (...).

“Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:21 a 24”

Me fascina a riqueza do texto bíblico no relato da “formação” da Mulher. Ambos, Ela e o Homem vieram da mesma matéria prima, o humos, mas só ela foi formada com a rigidez viva do osso. Há no texto sagrado, algumas revelações no tocante ao elemento escolhido pelo Criador para dar forma externa à outra metade do homem, sua costela.

Numa tosca abordagem anatomicamente, o ser humano possui 12 pares de costelas assim classificadas: sete pares de costelas verdadeiras, que se articulam diretamente com o esterno – ligam a coluna vertebral ao esterno; três pares de costelas falsas, por se articularem com o esterno por meio de cartilagens – da mesma forma que as verdadeiras, mas com auxilio de cartilagens; e dois pares de costelas flutuantes, que são costelas livres, não conectadas ao esterno, somente presas à coluna vertebral. As costelas também são os únicos ossos no corpo humano que são naturalmente curvos, eles fazem um arco quase que completo para proteger o coração e os pulmões, nenhum outro osso do corpo, possui tais características. As costelas são flexíveis e rígidas ao mesmo tempo, elas se “contraem” e se “expandem” para garantir o mecanismo da respiração; qualidades que devem-se ao seu formato de arco. Apenas o conjunto de ossos do ouvido se assemelham com as costelas – e por um motivo extraordinário.

Conhecer um pouquinho da anatomia dessa parte do corpo tão especial me deixa em certo ponto, extasiado, com a simbologia bíblica quanto ao relato da “formação” da Mulher. Quero listar sem hierarquizar – para não anarquizar (risos) – o que percebo no relato bíblico.

1) A Mulher foi CRIADA JUNTO com o Homem e não depois dele, como entendem alguns (Gêneses 1:27);

2) A Mulher foi retirada do Homem para que ele necessitasse preencher o vazio de si mesmo, causado pela ausência da mulher dentro de si (Gênesis 2:18);

3) A Mulher foi feita com a parte mais rígida e ao mesmo tempo flexível do corpo humano – a costela (Gênesis 2:21) – seria a “cartilagem” dos cinco pares de “costelas falsas” a “carne” que o Criador enxertou no “esqueleto” humano?

4) A Mulher foi criada da parte óssea que liga a coluna vertebral, centro nervoso do corpo, ao esterno, o osso que protege diretamente o coração – como se numa menção de que a proteção do ser amado originário passa obrigatoriamente pelo sistema nervoso, ação, emoção e razão, tudo em “um só osso”;

5) A retirada da Mulher de dentro do Homem, o deixou “livre de si” e “livre para si” – afirmação que entendo plausível pela existência de um par de “costelas flutuantes”, que aparentemente não possuem objetivo anatômico ou biológico, mas sim, uma grande simbologia espiritual – somos seres incompletos, só nos completamos quando nos entranhamos novamente, homens e mulheres formando o “corpo” perfeito.
(...)
Não há como negar a superioridade feminina. as Mulheres são mais fortes emocionalmente que os Homens – suportam melhor o sofrimento; as Mulheres são mais capazes que os Homens – conseguem realizar várias tarefas ao mesmo tempo; As mulheres suportam mais a dor que os Homens – nós machões não teríamos capacidade de suportar bacia dilatando centímetro a centímetro, ou ter seu abdome aberto para a retirada do rebento tão esperado, e em ambos os casos, chorar de alegria ao amamentar pela primeira vez. Somos uns fracotes; As Fêmeas são os únicos seres no mundo capazes de geram em si mesmas uma outra vida – capacidade que não foi dada aos Homens, nós só “plantamos as sementes” e acreditamos que somos “os caras”, porém, machões, acreditem AS MULHERES NÃO PRECISAM DE NÓS NEM PARA GERAR FILHOS!! (Não cabe falar do assunto agora, mas se estiveres interessado pesquisa.)

A Mulher é perfeita em si mesma, e isso pode ser facilmente identificado quando lemos as definições e explicações do que são o ossos:

“O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho. O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.”

Um ser completo em si, perfeito em si, mas profundamente dependente de si, de sua outra metade – os homens.

O Homem foi criado de humos, uma matéria morta que tornou-se viva pelas mãos do Criador, basicamente apenas “um monte de terra” mole, que sem o sustento dos ossos fica totalmente disforme. A Mulher, por sua vez é o “osso” que sustenta e dá forma a essa “terra mole e disforme”; as alusões são muitas ao “mole e disforme”.

Sem as Mulheres não somos homens sexuais, nos tornamos homossexuais; sem as Mulheres não possuímos virilidade, temos ereções; sem as Mulheres não desejamos, temos tesão; sem as Mulheres não somos maridos, nos tornamos machos; sem as Mulheres não somos pais, nos tornamos fazedores de filhos; sem as Mulheres não há prazer, só orgasmo; sem as Mulheres não há vida, só a ausência dela.

O mundo precisa da feminilidade da Mulher, precisa da sua leveza, necessita da sua brandura; nossa existência depende da flexibilidade da “costela de Adão”, senão, ficaremos “sem ar”. Precisamos de mulheres de verdade e não de arremedos.

Penso que a maior armadilha à superioridade da Mulher é o infame “conceito de igualdade”. Isso nunca acontecerá! Nunca a mulher será igual ao homem, nunca! Essa política da igualdade quer na verdade REDUZIR O VALOR DA MULHER, quer torna-la medíocre, menor, inferior, pequena, limitada, musculosa, masculina (...). QUANDO UMA MULHER ACEITA SER IGUAL AO HOMEM ELA ESTA ACEITANDO DESCER DA SUA ALTURA, PARA SE IGUALAR AO SER MACHO, INFERIOR A ELA.

Não sei se consegui escrever tudo do respeito que tenho hoje pelas Mulheres, mas tentei dizer o quanto Elas são fundamentais na formação da humanidade. Um mundo menos feminino, se torna mais efeminado e um mundo mais efeminado, se torna mais masculino. Um mundo mais masculino é um inferno!

Mulheres, perdoem-me o atraso na mensagem em homenagem ao “seu dia”. Mas, que seja. FELIZ DIAS DA MULHER.

DEUS SEJA COM TODOS.

COM AS MULHERES, AS MÃES DA VIDA E COM OS HOMENS, OS FILHOS “DA MÃE”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário