"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

terça-feira, 25 de abril de 2017

PARABÉNS ITACOATIARENSES!


 Itacoatiara e os itacoatiarenses estão de parabéns. Hoje a Cidade completa mais de um século de existência; no meu entendimento mais de três séculos (...). Mas seja como for, hoje é dia de comemoração. Mas a grave pergunta precisa ser feita: COMEMORAR O QUE?

HONESTAMENTE, não vejo o que comemorar (...), somos o que não deveríamos ser, estamos como não deveríamos estar: atrasados, vivendo no/do passado; buscando no que já está velho inspiração para o novo. Não me refiro exclusivamente à política dos governantes que administraram – e continuam a administrar – o Município; refiro-me também, e principalmente, a como aceitamos ser governados, comandados e legislados (...); estamos aceitando ser menores do que somos. Basta LER a história de Itacoatiara.

Não sou itacoatiarense de nascimento, sou mamauara, nasci e vivi parte de minha vida na cidade de Manaus, lugar que amo; mas o SENHOR decidiu por mim e providenciou que eu viesse, a 10 anos passados, morar aqui na Velha Serpa. Vim e fiquei; não sei se sairei daqui, tornei-me um itacoatiarense de coração, amo esse lugar, gosto de viver aqui, quero contribuir com o que puder para tornar Itacoatiara um lugar melhor.

Quero propor a você, itacoatiarense, que está lendo esse texto, uma reflexão.
Pense, por que a “alegria” das comemorações de “Aniversário da Cidade” estão atreladas a presença ou não dos mandatários que estão no poder? Por que nossas comemorações são sempre ofensivas, contra “esse” ou “aquele” prefeito? Porque os demais poderes – legislativo e judiciário – não se envolvem por conta própria nos festejos promovidos pelo poder executivo? Porque temos que comemorar um aniversário com a cidade carregada de dívidas, problemas estruturais, buracos e desculpas – essas, responsabilizando sempre a gestão anterior pelo caos “deixado”? O QUE HÁ PARA COMEMORARMOS ENTÃO?

Moro aqui desde dezembro de 2007, vim para ficar perto de meus pais, vim de “malas e cuias”; foi aqui que fui ordenado ao Ministério Pastoral – sou e sempre serei pastor, mesmo não estando dirigindo nenhuma congregação –; fui editor do “Itacoatiara Em Tempo”, suplemento do jornal Amazonas Em Tempo até que, por motivos meramente políticos foi extinto; aqui em Itacoatiara, fui feito o primeiro Ouvidor Geral do Município, proporcionando na medida das possibilidades do cargo o “ouvido” para a população, e levando aos meus superiores suas reclamações, e quando possível, atuando na conquista de algumas facilidades para ela, como por exemplo a implantação da 1ª via da carteira de identidade, algo que até o ano de 2010 não havia; aqui em Itacoatiara conquistei um “segundo” Ministério, o de Professor, leciono Ensino Religioso na Escola Estadual Maria Ivone de Araújo Leite; aqui vejo dois dos meus filhos crescerem seguros, mas infelizmente sem nenhuma perspectiva profissional a curto prazo – igual a tantos da geração deles. Com todas essas conquistas pessoais – e familiares – eu afirmo que não há muito para comemorar nesses 10 anos de Itacoatiara.

Porque não? Porque temos um Polo Moveleiro entregue ao descaso com moveleiros abandonados e desamparados pelo Poder Público, por governantes que entram e saem sem realizar absolutamente nada naquele lugar; temos, proporcionalmente, um dos maiores índices de violência infantil em idade escolar do Estado e nenhum dos poderes têm se debruçado sobre o tema, sem querer tirar aproveito dessa desgraça – da mesma forma, com a gravidez infantil; temos um dos piores serviços de internet do mundo e o poder público só reclama e justifica sua incapacidade responsabilizando gestões anteriores; temos um alto índice de desemprego – mas a incompetência culpa a “crise” (...), mas é a crise morar que afeta o País e não a financeira; somos um Município que pratica a política do “pires na mão” pois os gestores que entram e saem periodicamente só “realizam” se tiverem ajuda financeira do Estado ou da União – aí eu pergunto: onde está a de gestão de problemas? Não existe! Não existe porque não são gestores, são políticos, não sabem dar soluções “criativas” para os problemas imediatos e simples? Nossa via de acesso à Capital está toda comida pela erosão e nós aceitamos isso sem nenhuma manifestação – sem falar das vias da própria cidade – , o “asfalto” chega somente ao Município de Rio Preto da Eva, e nunca passa de lá, nunca chega aqui, e “nós batendo em latas”, tentando atrapalhar o trabalho dos governantes, só porque não foram eleitos por nós.

Não temos o que comemorar porque somos uma cidade sem bibliotecas, sem bancas de revista – graças a Deus as Lojas Americanas estão com livros para a população, uma luz no fim desse túnel de ignorância – sem jornais.

É atribuída a monteiro Lobato a frase: “um País se faz com homens e livros.” E é verdade! Sem pessoas comprometidas com a educação, com a leitura, teremos sempre uma sociedade feita de analfabetos funcionais, que apenas decodificam os símbolos da escrita mas não sabem ler de fato, não conseguem “interpretar a realidade”. Lembro que certa vez, comentei isso com um prefeito e ele me retrucou de forma grosseira e prepotente (...), aquela forma desrespeitosa com o Saber está atravessada até hoje na “minha goela”. Mas ele foi honesto consigo mesmo pois é um ignorante. Itacoatiara irá começar a mudar de fato, quando possuir uma biblioteca pública onde a pessoas possam gastar seu tempo lendo livros – os mais diversos livros, inclusive os digitais e pela web; Seremos uma cidade centenariamente evoluída quando tivermos uma imprensa séria – jornais, rádios e televisões – descontaminada das políticas-partidárias. LOUVO AS INICIATIVAS ISOLADAS DOS ITACOATIARENSES QUE CRIARAM A ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS, na tentativa de minimizar o estrago causado pela falta de leitura, PARABÉNS AMIGOS. Mas ainda é pouco, muito pouco. Precisamos de uma Biblioteca Pública, cheia de livros históricos, científicos, jurídicos, eletrônicos, virtuais, jornais, tudo isso, de preferência em vários idiomas. Mas, isso só será possível quando existirem governantes interessados em educar o povo.

Infelizmente AINDA não temos o que comemorar. Perdoem-me a honestidade.

MAS HÁ O QUE PARABENIZAR. Parabenizo aos ITACOARIARENSES que ainda SONHAM e TRABALHAM por um Município desenvolvido; Parabenizo aos ITACOATIARENSES que levantam todos os dias para fazerem da nossa linda cidade um lugar melhor; Parabenizo aos ITACOATIARENSES, que iguais a mim, vieram de longe e aqui fincaram raízes, por amor; Parabenizo a todos os ITACOATIARENSES, que não desistiram e nunca desistirão de transformar essa Cidade na MELHOR CANÇÃO DO MUNDO.

Termino esse desabafo com a poesia/hino da Cidade de Itacoatiara, que representa pra mim, a mais profunda, verdadeira e honesta declaração de amor e confiança que dias – e pessoas – melhores virão.

HINO DE ITACOATIARA
Letra e Música: Madre Rita de Cássia – 1958
Arranjos originais: Maestro Geraldo Dias da Rocha Júnior – 1997.

Vestida bem de verde como a esperança,
Eu vivo, eu sonho, eu sou feliz.
Assim como um celeiro de bonança,
Eu sou querida filha do País.

Riquezas trago muitas em meu seio,
Confiante de meu porvir.
Eu sinto nas veias um devaneio,
De quem vive sempre a sorrir.

Filha de um grande Amazonas,
Menina Itacoatiara vive assim.
Com ares de prima-dona,
Que grande orgulho eu sinto em mim.

Olhando o Rio revolto,
E a serpente raivosa a vibrar,
Eu tenho um presente venturoso.

Crescer, viver, reinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário