"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

domingo, 14 de maio de 2017

AS MÃES NUNCA DESISTEM.

Da esquerda para direita: Eu, Tânia e Júnior, algum dia de 1979; Mamãe Ruth e Eu, 13 de janeiro de 2009; Tânia, Eu e Júnior, 3 de janeiro de 2011; Mamãe Ruth em uma de suas viagens missionárias pelo Amazonas.

 Simples assim, MÃES NUNCA DESISTEM. Nunca desistem da vida, nunca desistem dos filhos, nunca desistem de amar, nunca desistem de ajudar, nunca desistem de nada.

Ontem o “choro estava na beira do olho”. Na festa das mães na Escola Maria Ivone Leite, eu me atrevi fazer duas turmas de 7º ano pra catarem uma música que fiz pra Mamãe Ruth:

“Mamãe, mamãe. Eu quero hoje, agora agradecer / ... todo o meu amor é pra você. / ... perdoa as travessuras que eu fiz. / Eu quero sempre, sempre, que você seja feliz. / Mamãe, eu amo, você.”

Foi difícil, várias vezes a garganta fechou devido as lembranças e a emoção. Emoção não somente por saber que não veria minha mãe ao voltar pra casa, por não poder mais dar-lhe um abraço e dizer o quanto a amo (...); Mas também por ver nos olhos de muitos alunos a dor do choro por suas mães terem desistido deles (...). Crianças abandonadas, deixadas para trás pela pessoa que eles mais amam na vida – muitos, mesmo sem as conhecerem e transferirem esse amor para um avô ou uma tia que os criou, se angustiaram com um amor que teimava em nascer sem que eles soubessem de onde vinham. Amor por suas Mães. MÃE NUNCA DESISTE DE SEUS FILHOS e FILHOS NUNCA DESISTEM DE SER FILHOS (...).

A imagem central da foto que ilustra essa postagem em homenagem às Mães, foi registrada no dia 13 de janeiro de 2009, quando da minha ordenação ao Ministério Pastoral – sem palavras; Recebi de Mamãe Ruth, uma Bíblia de estudos, que ainda uso. As fotos de minha ordenação possuem um valor sem igual pra mim, pois representam a vitória da INSISTÊNCIA de Mamãe; ela nunca desistiu desse dia. Mesmo quando ele era distante, mesmo quando ele parecia que nunca iria acontecer, mesmo quando ela me ouvia dizer que nunca seria pastor, (...), ela nunca desistiu desse dia – “desse dia” pois ele é eterno, vivo-o até hoje, mesmo, ainda não pastoreando uma igreja novamente. Foram as orações de meus pais que me levaram até o dia 13 de janeiro; Foi sua INSISTÊNCIA em minha vida que me trouxe para Itacoatiara para ficar com ela seus últimos anos – que presente ela me deu; foi sua INSISTÊNCIA por cada um dos filhos que a fez ouvir e ver as músicas executadas pelo Maestro Geraldo Júnior, seu segundo filho, de quem foi corista por algum tempo. Que experiência deve ter sido. Foi sua INSISTÊNCIA que a fez ver sua filha caçula Tânia Rocha se formar design gráfica e posteriormente ocupar um cargo público do Estado do Amazonas. MÃES NÃO DESISTEM NUNCA.

Foi sua insistência em acreditar que eu NASCERA para ser pastor, que tornou real em nossas vidas, o dia 13 de janeiro de 2009, acho que para dois anos depois, em 1º de janeiro de 2011, seu filho, Pastor Alexandre Rocha, celebrasse um Culto ao Senhor, por sua vida – ela havia falecido.
(...)
Mamãe Ruth nunca desistiu de nenhum de nós, não importava o que fizéssemos, o que disséssemos, como agíssemos, com quem andássemos, por onde andássemos, ELA NUNCA DESISTIU DE NÓS, porque MÃES NUNCA DESISTEM DE SEUS FILHOS.
(...)
Mamãe Ruth de Oliveira Rocha nunca parou de nos ensinar, até no dia de sua morte, no evento de seu falecimento ela nos ensinou; Mesmo sabendo que seu coraçãozinho estava parando ela NÃO DESISTIU DE ENSINAR (...), para os estavam diante dela, naquele momento, ela ensinou a SER LIVRE, SER ETERNA.
(...)
Mamãe Ruth nunca desistiu do que acreditava, mas ela sabia desistir. Desistia dos “sem futuro”, desistia do impossível, desistia de ilusões, desistia do que não funcionada, do que não dava certo, desistia do erro, desistia do passado (...). Mamãe Ruth deixou muitos filhos espalhados por esse Brasil, filhos de sua INSISTÊNCIA, filhos que aprenderam com sua teimosia em acreditar neles, quando todos haviam desistido; muitos se tornaram homens e mulheres de bem – (...). MÃES NUNCA DESISTEM.

Finalizo esse texto pedido com muito carinho: NUNCA DESISTE DE SEUS FILHOS, NUNCA DESISTA DE SEUS FILHOS, NUNCA DESISTA DE SEUS FILHOS. PORQUE MÃES NUNCA DESISTEM.


Feliz dia das MÃES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário